sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Faltam 10 dias pra desmontar a árvore

Passou. Ufa!
Atire a primeira rena quem não teve ataque de ansiedade com o Natal que, de acordo com alguns enfeites, começou em outubro, logo depois do dia das Crianças.
Caixas e mais caixas foram retiradas dos armários no final de novembro. Montar a árvore, colocar o enfeite com pinhas na porta de entrada, tirar o pó de tudo, um início de rinite e diversas miniaturas de Noel espalhadas pela casa. Tudo para criar o clima. E vermelho, muito vermelho. Dourado e efeito de neve também.
A família é convidada pra pendurar na árvore anjinhos, trombetas, ursinhos, laços, caixinhas, bolas brilhantes, foscas, de tecido, feitas em casa ou compradas na 25 de março, mas declinam. Ninguém pediu pra você montar tudo isso. Nada de desânimo, cada uma das duzentas e trinta e duas pecinhas acumuladas ao longo dos últimos anos, darão personalidade à sua árvore. Tem aquele enfeite de massinha feito pelo seu filho na pré-escola, tão fofo - você tem certeza que seu neto precisa ver isso, então, mãos à obra!
Casa decorada, calendário do advento recheado de surpresinhas para os pequenos, chegou a parte logística: passar que dia na casa de quem?

- Jantar no dia 24 na casa da minha mãe, mas antes damos uma passadinha rápida na casa da tia Lúcia. No dia 25, almoçamos com seus pais e depois passamos na casa do Beto e da Re.

E se a família for de pais separados? Tsc, tsc, tsc... farpas e pouco espírito natalino surgem nessa época, algo semelhante a um campo de batalha.

- Esse ano é com a MINHA mãe, as crianças foram pra casa da jararaca da sua mãe no ano passado, nem vem com história que já está tudo organizado, os presentes comprados, todos estão esperando a Bilú e o Teozinho pra ceia. Fizeram tudo especialmente pra eles!

A data é tão sagrada, que acreditamos piamente que ninguém vai parar no hospital na hora de sair de casa ou que alguma tia com mais de oitenta vai cair da escada. Não, isso não acontece no Natal. Isso é para os outros 300 e tantos dias. A lista é longa, mas já passou. Agora, é esperar pelo Ano Novo pra relaxar, descansar e criar fôlego pra guardar tudo que foi retirado do armário.
O Dia de Reis está chegando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário