quinta-feira, 28 de maio de 2015

Rodas em Toulouse

São Paulo é aproximadamente 26 vezes maior que Toulouse em população. E Toulouse, 26 vezes maior que São Paulo em educação.
Ela, sempre ela, a "marvada da educação".

Para entender mais profundamentes as regras, o comportamento, os valores e o "lado negro da força" de um país, uma cidade e sua gente, é essencial um tempo maior de permanência.Tenho poucos dias aqui, corro o risco de ser superficial, mesmo assim sigo escrevendo.

Cadeiras de roda, patins, skates, bicicletas, patinetes nas versões motorizado e "pezinho empurrando", carrinhos de bebês, ônibus e carros convivem em harmonia.
Bicicletas e ônibus usam a mesma faixa. Ciclistas utilizam calçadas, faixas e zonas de pedestres, praças e ruas. Eles compartilham todos os espaços. Algumas faixas verdes pelas ruas indicam uma certa exclusividade para a magrela. Diferente do que foi feito em São Paulo no bairro de Moema, a faixa de rua faz com que a bike divida espaço com o carro, não com a guia. Muito melhor, assim o carro estaciona onde deve mesmo - e não no meio da rua, como acontece no bairro paulistano.

Poucas buzinas nervosas neste cenário. Uma coisinha aqui, outra ali, mas para quem vem de São Paulo, chama a atenção este clima de respeito que paira no ar e nas ações. Eu sei que existe tensão aqui. Social, política, religiosa... mesmo assim, o respeito se sobrepõe. Onde moro, a insegurança e a falta de respeito é que aparecem mais. Temos outras qualidades, sem dúvida. O que desejo abordar aqui é mais pontual. Educação. Compartilhamentos.

Cada um cede um pouco e todos desfrutam dos espaços. 
Pouca sujeira fora das lixeiras, uma bola que cai em meio às roseiras é retirada de maneira a não danificar as plantas, o tom de voz é harmonioso, uma risada ou um chamado mais alto são pouco frequentes. Não pisei e nem vi, cocô de cachorro na rua. Difícil observar em 3 ou 4 dias o que acontece de errado. Quem me traz para a concretude de que nem tudo são flores, é um senhor e seus amigos, sentados próximos à mim, que sugerem que eu guarde meu computador para não ser roubada na praça. Uma frase me leva do primeiro mundo ao terceiro, em segundos.

O clima de segurança, respeito e paz, além do céu azul, apontam na direção dos desafios e possibilidades que temos no Brasil. Amplos como o céu, possíveis como o que observo acontecendo nesta praça.

Duas senhoras sentam-se ao meu lado, pedem licença, faço menção de dar mais espaço e elas recusam. Dizem algo, mas só entendo a palavra gentil.
É isso, as rodas em Toulose são bem gentis umas com as outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário