quarta-feira, 20 de maio de 2015

Lola, rosas y siesta


Em um episódio do seriado Seinfeld, não me lembro qual, Elaine afirma que quando você diz sim, coisas surpreendentes podem acontecer. Eu não imaginava que isso incluiria aceitar uma encomenda quando você viaja.

Nunca fui fã de aceitar encomendas para amigos e familiares. Sei lá, aprendi com meu pai que isso é uma fria. Desta vez, topei. Aliás, me candidatei pelo Facebook, o que é BEM diferente de alguém pedir para você. Eu me ofereci, disse sim para a postagem.

Acabei conhecendo a história da Officina Profumo Farmaceutica di Santa Maria Novella (www.smnovella.com), fundada em 1621, em Florença. Graças à tecnologia, pude fazer um tour virtual na loja, conhecer seus produtos e ficar curiosa para sentir os aromas que ela cria. Nesse video não tinha Maria Dolores, Mariló, a vendedora da unidade em Valencia.

O procedimento era simples: comprar o perfume, pagar e sair. Mariló, nascida em Valencia, fez com que a simples compra fosse uma experiência.

Ela deve ter uns 65 anos (não disse a idade e nem deixou tirar foto), simpática, sorridente e falante. Com ela aprendi que minha gata, na verdade, se chama Maria Dolores e que Lolla é apenas um apelido, assim como Mariloli ou Mariló. Ou como Bio, apelido de Severino; Pati, de Patricia, Dudo de Eduardo, Chico de Francisco, Pepe de José, para os espanhóis; Zé para os brasucas, e por aí vai.

Mariló não recomendou as paellas dos restaurantes na cidade. Não, o ideal é comer a tradicional paella valenciana nas cercanias, mas em outra época do ano. Os lugares onde podemos encontrar uma paella cozida lentamente na lenha, feita pelos homens como reza a tradição, e com todos os ingredientes separados, lavados, picados, preparados pela mulher (como rezam a maioria das tradições culinárias familiares); nesta época do ano estão locadas para os casamentos. Maio, também é o mês das noivas por aqui.

Falante, a interlocutora avança por todas as áreas. A siesta, tradicional parada de 2 horas (ou mais) para o almoço está sendo alterada por conta do El Corte Inglés, tradicional loja de departamentos na Espanha. Ela já não almoça mais em casa, come apenas um iogurte no trabalho. As eleições, que acontecem dentro de uns dias na cidade, não irão mudar o perfil corrupto da cidade. Valencia está desfalcada depois de 24 anos do mesmo partido no poder. Ela já tem netos, adora seu trabalho e tem dificuldades em se comunicar com o estoque da loja, que fica na Itália. O computador administra com facilidade os números, mas as pessoas precisam do mesmo idioma para se entender, quando o computador não resolve. Ela ri, diz que é engraçado ter um tradutor entre Espanha e Itália. Mariló ainda faz o controle do estoque no papel, já faltou luz na loja e a garantia de números precisos foram suas anotações na caderneta. O computador e minha caderneta, precisam bater, diz ela.

Creio que não foram mais de 15 minutos para comprar o tradicional perfume de rosas. Perdi a noção do tempo durante nossa deliciosa conversa. O passeio que Mariló proporcionou através de suas histórias, seu sorriso, sua simpatia e a explicação dos nomes e apelidos, valeram cada minuto.

Elaine, do Seinfeld, estava certa. Quando você diz SIM, coisas incríveis podem acontecer. Como uma simples conversa, numa loja de perfumes, comprando uma encomenda.

E, para acrescentar mais informação, Pepe, o apelido de José, deriva do espanhol padre putativo (pai adotivo), numa referência à José, pai de Jesus. Pode conferir!



Nenhum comentário:

Postar um comentário